quarta-feira, 4 de novembro de 2009

7º encontro - Estudo do TP2 (28/10/09)

Hoje, conversando com a coordenadora do gestar em meu município,fui informada de que a avaliação diagnóstica não poderá ser aplicada aqui, pois a prefeitura não dispoe de recursos para o xerox dos testes. Assim, não será realizada essa etapa do programa e o planejamento de atividades para o ano que vem será feito através das observações dos resultados da Prova Brasil,Proeb, etc. feitas pelos professores.
No estudo desse TP, dividimos as quatro unidades do livro em quatro grupos de cursista e pedi que antes de analisarmos no grupo maior, fizessem anotações sobre os pontos importantes .
Foram abordados pontos como a diferenciação das várias gramáticas: normativa, descritiva-reflexiva, interna. Percebeu-se a necessidade de demonstrarmos ao aluno a gramática interna do aluno e privilegiar a descritiva-reflexiva.
Outro ponto importante foi a demonstração da relevancia do contexto em que será inserida uma frase. A escolha de uma estrutura linguística depende da intenção a ser alcançada por quem usa a língua, falante ou escritor.Não é um processo estático. Por isso a necessidade do aluno apropriar-se das mais diversas estruturas linguísticas.
A arte foi demonstrada como assunto basico a ser adotado em sala de aula . Mas não uma arte de estilo a serem decorado, datas, nomes descontextualizados sem a reflexão da representação em nosso cotidiano. Estudar arte propicia a oportunidade da fantasia, da (re)interpretação do mundo por parte do artista e de quem aprecia o produto final (se é que uma aobra tenha uma visão final)
Percebeu-se, também a grande quantidade de elementos expressivos da linguagem em nosso cotidiano. Esses elementos não só conferem um valor estético ao texto literário, mas também dá um maior significado emotivo e expressivo ao que se quer passar ao leitor.
Encerrei o encontro com um vídeo sobre o uso do pleonasmo em nosso cotidiano de forma inconsciente e, algumas vezes, necessário.

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