quarta-feira, 28 de outubro de 2009

6º encontro - Oficina 2 (21/10/09)

Iniciamos ,como sempre, nosso encontro pela troca de experiências do aplicando na prática. Vários cursistas pediram aos alunos para pesquisarem com familiares e amigos alguns ditados e provérbios populares.Na próxima aula, confrontaram o resultado dessa atividade para casa.Notaram que muitos não têm o costume do diálogo e da conversa em casa; os ditados encontrados foram os já conhecidos sem grandes novidades.A atividade para alguns não mostrou despertar o interesse dos educandos. Outros cursistas, montaram perguntas direcionadas para entrevistar pessoas mais idosas da família sobre esses ditados populares e após escrever as respostas.Sugeri que talvez prosseguissem com uma produção de texto em que eles recriassem e contextualizassem antigos provérbios( aula 5 "Paródia de provérbios" do AAA1).
Já na oficina desse encontro,propus as aulas 7(Quem conta um ponto,aumenta um ponto)
e 8 (Uma semana: vários pontos de vista)as quais trabalham o foco narrativo e o ponto de vista. Na primeira, os cursistas acharam difícil estabelecer o foco narrativo no personagem do galo. Na segunda, foi interessante observar como o texto publicitário é criativo e envolvente. Depois de cada aula fizeram a revisão e edição. Após, a socialização dos textos.
Por fim assistimos o filme "Deu a louca na Chapeuzinho" que trabalha os vários pontos de vista de um fato. Esse é um ótimo estimulo para iniciar o assunto tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário